AS DIVERSAS FACES DA VIOLÊNCIA NO NAMORO
UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM COM ADOLESCENTES ESCOLARES
Mots-clés :
ADOLESCENTE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ASSISTÊNCIA INTEGRAL A SAÚDE, ENFERMAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIARésumé
A violência afetiva é uma problemática presente no cotidiano de adolescentes e jovens, sendo fundamental a promoção de espaços de debates que possam favorecer o conhecimento e a conscientização sobre os mecanismos de enfrentamento e proteção. Este trabalho objetivou descrever as experiências vivenciadas por acadêmicos de enfermagem, em atividades de extensão, com adolescentes em escolas públicas, sobre violência no namoro e suas formas de prevenção e enfrentamento. A metodologia se deu por meio de oficinas de dinâmicas em grupo, atividades teatrais e observação participante. Desenvolveram-se sete oficinas, nas quais foi trabalhado o tema violência nas relações de namoro na adolescência, sendo abordada a violência física, psicológica, sexual, moral e de gênero. Observou-se uma postura crítica por parte dos adolescentes, sendo que a maioria das indagações levantadas estavam diretamente associadas ao conceito de violência afetiva e seus tipos, bem como a quem solicitou ajuda diante da ocorrência de abusos nas relações. A dinâmica do corredor do cuidado propiciou um momento de acolhimento, tendo grande receptividade por parte dos estudantes e possibilitando uma ampla discussão sobre o tema em questão. Falar de prevenção e das formas de enfrentamento da violência nas relações de namoro se mostrou importante para os adolescentes envolvidos, por se tratar de uma problemática muito presente na sociedade, e relevante também para o crescimento acadêmico dos discentes extensionistas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

