DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL

Auteurs-es

  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Aline Martins da Silva Ferreira Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
  • Clarisse Moreira Theberge de Araujo Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
  • Rebeka Quidute Balbino Silva Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Mots-clés :

Alimentação, Carência Alimentar, Dificuldades de aprendizagem, Escolas públicas brasileiras, Psicopedagogia

Résumé

No artigo é identificada a atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela carência alimentar nos alunos de escolas públicas. Para tal, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica. O critério de escolha consistiu na leitura de resumos de artigos com as palavras-chave: alimentação, carência alimentar, dificuldades de aprendizagem, escolas públicas e Psicopedagogia. Em seguida, os trabalhos selecionados foram lidos na íntegra, totalizando 17 artigos. As pesquisas apontam a carência alimentar como fator determinante para a dificuldade de aprendizagem de alunos da escola pública, porém não abordam uma resolução dentro da perspectiva psicopedagógica. Constatou-se que há um número reduzido de pesquisas no campo da Psicopedagogia no tocante aos problemas de aprendizagem relacionados à má alimentação dos alunos das escolas públicas. Apesar da ausência de material bibliográfico sobre este assunto, o mesmo se mostrou relevante por tratar de questões voltadas ao social, visto que o ponto inicial para elaboração da pesquisa foi a problemática dos alunos das escolas públicas brasileiras no tocante ao acesso à merenda durante o período de isolamento social causado pela pandemia do covid-19.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestre em Educação

    Universidade Federal de Pernambuco

  • Aline Martins da Silva Ferreira, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

    Especialista em Psicopedagogia Institucional

    Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

  • Clarisse Moreira Theberge de Araujo, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

    Bióloga

    Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

  • Rebeka Quidute Balbino Silva, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

    Especialista em Educação Especial

    Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Téléchargements

Publié

2022-01-14

Comment citer

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 217-244. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1277

Articles similaires

11-20 de 480

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.