HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Mots-clés :
História da Educação, História Oral, Classificação de artigosRésumé
A História Oral tem sido empregada em muitas pesquisas sobre a História da educação como uma importante metodologia de preservação das memórias dos indivíduos que participaram de determinado momento histórico, para uma melhor compreensão do passado escolar. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi investigar os artigos publicados nas revistas da área de História da Educação que utilizam a História Oral como fonte, como metodologia ou como objeto de pesquisa. Desta maneira, foram catalogados todos os artigos encontrados e classificados, em tabelas, perante cinco categorias, as quais são: por revista, por ano de publicação, por instituição de origem dos autores, por recorte temporal e por recorte regional, este último dividido ainda por países e por estados e cidades do Brasil. Nesse sentido, pretende-se apresentar como o tema “História Oral” aparece nessas revistas de acordo com as categorias pesquisadas. A partir dos percentuais encontrados durante a pesquisa, percebeu-se que a maior parte das publicações sobre História Oral constam nas revistas Cadernos de História da Educação e Cadernos do CEOM. A maior parte dos artigos com o tema foram publicados entre os anos 2017 e 2019, sendo o pico no ano de 2018. Quanto às instituições de origem dos autores, as publicações concentraram-se na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Dentre os inúmeros recortes temporais, o mais utilizado é o período da Ditadura Militar (1964-1985) e o maior número de publicações com o assunto é no Brasil, e se concentram nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Deste modo, espera-se ressaltar, com esta análise, as potencialidades desse significativo instrumento de pesquisa nas investigações historiográficas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.