PIBID: UMA ALTERNATIVA DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Mots-clés :
PIBID, Educação, Jogos, Metodologias, UNEBRésumé
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Estado da Bahia oportunizou o desenvolvimento de um ensino de Matemática diferenciado, pautado na leitura, interpretação e na ludicidade. Assim, objetivamos socializar atividades com potencial lúdico, refletindo sobre as suas potencialidades para a aprendizagem de fração, radiciação e sólidos geométricos. Para isso, descrevemos e analisamos três atividades desenvolvidas no PIBID em turmas do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública Estadual de um Munícipio do interior da Bahia. Para o desenvolvimento das ações realizadas durante o PIBID foi essencial o trabalho em equipe, munido de respeito e responsabilidade. Assim, podemos afirmar que as atividades desenvolvidas oportunizaram uma aprendizagem de Matemática diferenciada, lúdica e dinâmica e contribuiu para a aprendizagem dos conceitos matemáticos supracitados. Os alunos demonstraram interesse e uma excelente participação, protagonizando a construção de seu conhecimento. Destacamos também, as contribuições do PIBID para a formação dos licenciandos em Matemática, tendo em vista a oportunidade de vivenciar a docência, bem como a formação teórica realizada nas reuniões formativas do referido projeto.
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© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020
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