PIBID: UMA ALTERNATIVA DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
PIBID, Educação, Jogos, Metodologias, UNEBResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Estado da Bahia oportunizou o desenvolvimento de um ensino de Matemática diferenciado, pautado na leitura, interpretação e na ludicidade. Assim, objetivamos socializar atividades com potencial lúdico, refletindo sobre as suas potencialidades para a aprendizagem de fração, radiciação e sólidos geométricos. Para isso, descrevemos e analisamos três atividades desenvolvidas no PIBID em turmas do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública Estadual de um Munícipio do interior da Bahia. Para o desenvolvimento das ações realizadas durante o PIBID foi essencial o trabalho em equipe, munido de respeito e responsabilidade. Assim, podemos afirmar que as atividades desenvolvidas oportunizaram uma aprendizagem de Matemática diferenciada, lúdica e dinâmica e contribuiu para a aprendizagem dos conceitos matemáticos supracitados. Os alunos demonstraram interesse e uma excelente participação, protagonizando a construção de seu conhecimento. Destacamos também, as contribuições do PIBID para a formação dos licenciandos em Matemática, tendo em vista a oportunidade de vivenciar a docência, bem como a formação teórica realizada nas reuniões formativas do referido projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.