A FORMAÇÃO E O ACOMPANHAMENTO TUTORIAIS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA

Auteurs-es

  • Amanda Tolomelli Brescia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine Ribeiro da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • José Wilson da Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mots-clés :

Tutoria, Educação a Distância, Acompanhamento tutorial, Formação de tutores

Résumé

O tutor é um ator que possui significativa relevância na Educação a Distância, justamente por ser responsável em garantir fortes interações entre tutor-aluno, aluno-conteúdo, aluno-aluno e aluno-professor, propiciando comunicações primordiais que contribuem no processo de construção de conhecimento. Nesse contexto, para que o tutor possa realizar suas atividades com maior efetividade, faz-se necessária a formação e acompanhamento adequados pelas instituições de ensino a distância. Esse artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, nas bases de dados de teses e dissertação da Capes, no primeiro semestre de 2014, em que foram feitas buscas por assuntos referentes à tutoria, formação de tutores e acompanhamento tutorial. Ao final desse estudo, conclui-se que as instituições que oferecem cursos na modalidade de ensino a distância devem realizar um planejamento, formação e acompanhamento adequados das atividades do tutor.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Amanda Tolomelli Brescia, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Educação (UFMG)

  • Elaine Ribeiro da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG)

  • José Wilson da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutor em Ciências da Informação (UFMG)

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Doutora em Ciências da Informação (UFMG)

Téléchargements

Publié

2015-04-13

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

A FORMAÇÃO E O ACOMPANHAMENTO TUTORIAIS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA. (2015). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(7). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/139

Articles similaires

1-10 de 533

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.