POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E PANDEMIA
REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE MENTAL A PARTIR DE DEPOIMENTOS DE DOCENTES
Mots-clés :
Políticas Públicas Educacionais, Pandemia, Saúde Mental, DocentesRésumé
No cenário da pandemia, as Políticas Públicas devem subsidiar ações docentes para garantir o trabalho digno a docentes, segundo a legislação brasileira. O objetivo do estudo é elencar políticas públicas que normatizam o trabalho docente e o acesso universal à educação, descrever o trabalho e os desafios da docência em tempos de pandemia e realizar uma análise preliminar de entrevistas a partir da teoria do Desgaste Mental no Trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo e exploratório, realizado através de roteiro semiestruturado. Participaram da entrevista cinco educadores de redes públicas de ensino do nordeste. A análise do corpus empírico usou a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelaram que há contrastes na implementação de políticas públicas em cada região abordada, além da sensação de desconforto dos docentes em relação a suas condições de trabalho, devido ao desgaste mental na condição de precariedade laboral. São citados carga excessiva de trabalho, sentimento de medo e insegurança e as novas práticas educacionais associadas às TIC's e os novos desafios frente ao trabalho. Nesse sentido, as políticas públicas efetivas têm atuado de forma insuficiente em relação à saúde e condições de trabalho docente no início da pandemia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.