ENSINO HÍBRIDO NO ESTUDO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Ensino Híbrido, Estatística, Problemas sociais brasileirosResumo
Frente à necessidade de se repensar as práticas pedagógicas diante das demandas da era digital, o Ensino Híbrido surge como alternativa. Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido em que a Matemática foi explorada visando à promoção da participação crítica dos alunos em diferentes questões da sociedade, colocando-os como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de caráter qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, teve o intuito de analisar as contribuições da abordagem de problemas sociais brasileiros na perspectiva da Educação Matemática Crítica, utilizando o modelo de Ensino Híbrido de Rotação por Estações no estudo do conteúdo de Estatística. A aplicação da sequência didática ocorreu numa turma do terceiro ano do Ensino Médio, de uma Instituição Federal, e os dados foram coletados por meio de questionários, respostas das atividades propostas e observações no encontro. O modelo de Ensino Híbrido de Rotação por Estações contribuiu a colaboração entre os integrantes nos grupos, posicionando-se nas discussões dos problemas sociais abordados e propondo alternativas, em um espaço de pluralidade de ideias e respeito. Além disso, uma maior proximidade dos pesquisadores à turma foi oportunizada e as diferentes estratégias usadas contribuíram para o envolvimento dos alunos na aula, indo ao encontro do perfil do aluno na sociedade tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

