COMPREENDENDO A PANDEMIA DE COVID-19 A PARTIR DE CONHECIMENTOS ABORDADOS EM BIOLOGIA

UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Auteurs-es

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Estadual de Campinas
  • Vitória Cássia Gabriela de Oliveira Rede Estadual de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Ensino de Biologia, Vírus, Covid 19, Pandemia

Résumé

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), a partir de conteúdos trabalhados na disciplina de Biologia, que faz parte da matriz curricular da educação básica. O percurso didático aqui sugerido está dividido em três tópicos: 1) O que são vírus? 2) Transmissão do novo coronavírus de hospedeiros animais para humanos; e 3) Vacinas e fake news. Em um contexto marcado por grande desinformação sobre as origens e desdobramentos da Covid-19, consideramos que esta proposta de aula de Biologia pode instrumentalizar professores para incentivar o desenvolvimento do “espírito” científico dos educandos, estimulando a criatividade, a curiosidade e a criticidade, habilidades fundamentais na construção de ações cidadãs e de enfrentamento a situações similares, em futuras pandemias.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Geografia

    Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

  • Vitória Cássia Gabriela de Oliveira , Rede Estadual de Minas Gerais

    Mestra em Educação Científica e Ambiental (UFLA) 

    Professora da Rede Estadual de Minas Gerais 

Téléchargements

Publié

2025-01-05

Comment citer

COMPREENDENDO A PANDEMIA DE COVID-19 A PARTIR DE CONHECIMENTOS ABORDADOS EM BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), 01-23. https://doi.org/10.5281/

Articles similaires

1-10 de 507

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.