CONTRIBUIÇÕES/REFLEXOS DA DOCÊNCIA EM ARTE/ARTES VISUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.5281/Mots-clés :
Reflexões, Docência, Arte/Artes Visuais, Anos iniciaisRésumé
O texto que ora se desenha tem como objetivo principal relacionar a vivência na disciplina Experiência Artística e a prática do Ensino de Arte – abordagens metodológicas, ministrada pelas professoras Dra. Sislândia Maria Ferreira Brito e Dra. Andreia Aparecida Paris à minha pesquisa/construção enquanto artista professora pesquisadora em Artes pelo programa de Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da Universidade Regional do Cariri-URCA. Tem como pano de fundo a questão-problema que permeia a minha investigação de pesquisa nesse momento: Como a disciplina mencionada contribuiu para que eu, enquanto professora com formação em Pedagogia, aprenda e ensine Arte/Artes Visuais nos anos iniciais do ensino fundamental? Encontra na A/r/tografia sua base de fundamentação metodológica, de modo a refletir e descrever o processo de ensino, aprendizagem e criação em artes por meio do texto imagético e verbal. No seu estágio inicial, apontamos como resultados a importância da disciplina nesse processo de construção enquanto artista professora pesquisadora em Arte.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.