EDUCAÇÃO DOMICILIAR E ESCOLA SEM PARTIDO
EXPRESSÕES DO REACIONARISMO
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690734Mots-clés :
Educação, Educação domiciliar, Conservadorismo, NeoliberalismoRésumé
O presente artigo analisa em que medida os projetos educacionais Educação Domiciliar e Escola sem Partido, socialmente relacionados à extrema direita e ao neoliberalismo, excluem a perspectiva de uma formação crítica e emancipatória e fortalecem os interesses de uma educação para formação do indivíduo estranhado e do sujeito disponível ao trabalho sob a forma do capitalismo. A tentativa do sistema capitalista para adestrar o ser humano, especialmente, tentando manipular sua subjetividade e orientá-la a favor do desenvolvimento social do capital, explica a razão pela qual avançam a extrema direita e se aprofundam os ataques à educação. Utilizando pesquisa bibliográfica e documental, buscamos analisar os avanços da Educação Domiciliar e do Escola Sem Partido. Como princípios teórico-metodológicos o trabalho está respaldado no materialismo histórico-dialético, com destaque para as categorias de educação, conservadorismo, educação domiciliar e neoliberalismo. A pesquisa apresenta, entre seus resultados, o visível ataque que a educação pública brasileira passa, especialmente no que se refere ao esvaziamento do caráter reflexivo, crítico e contextualizado dos conteúdos escolares, bem como constituem-se como uma alternativa viável e assertiva para vetar conteúdos curriculares considerados por fragmentos conservadores como indesejáveis, como questões de gênero, de etnia e de classe.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

