EDUCAÇÃO DOMICILIAR E ESCOLA SEM PARTIDO

EXPRESSÕES DO REACIONARISMO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.14690734

Mots-clés :

Educação, Educação domiciliar, Conservadorismo, Neoliberalismo

Résumé

O presente artigo analisa em que medida os projetos educacionais Educação Domiciliar e Escola sem Partido, socialmente relacionados à extrema direita e ao neoliberalismo, excluem a perspectiva de uma formação crítica e emancipatória e fortalecem os interesses de uma educação para formação do indivíduo estranhado e do sujeito disponível ao trabalho sob a forma do capitalismo. A tentativa do sistema capitalista para adestrar o ser humano, especialmente, tentando manipular sua subjetividade e orientá-la a favor do desenvolvimento social do capital, explica a razão pela qual avançam a extrema direita e se aprofundam os ataques à educação. Utilizando pesquisa bibliográfica e documental, buscamos analisar os avanços da Educação Domiciliar e do Escola Sem Partido. Como princípios teórico-metodológicos o trabalho está respaldado no materialismo histórico-dialético, com destaque para as categorias de educação, conservadorismo, educação domiciliar e neoliberalismo. A pesquisa apresenta, entre seus resultados, o visível ataque que a educação pública brasileira passa, especialmente no que se refere ao esvaziamento do caráter reflexivo, crítico e contextualizado dos conteúdos escolares, bem como constituem-se como uma alternativa viável e assertiva para vetar conteúdos curriculares considerados por fragmentos conservadores como indesejáveis, como questões de gênero, de etnia e de classe.

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Biographies de l'auteur-e

  • Antônia Rozimar Machado e Rocha, Universidade Federal do Ceará

     Doutora em Educação Brasileira (UFC)

    Docente da Universidade Federal do Ceará

  • Ivan Carlos Costa Martins, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Educação Brasileira (UFC)

    Universidade Federal do Ceará

     

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Publié

2025-01-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

MACHADO E ROCHA, Antônia Rozimar; COSTA MARTINS, Ivan Carlos. EDUCAÇÃO DOMICILIAR E ESCOLA SEM PARTIDO: EXPRESSÕES DO REACIONARISMO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D24 01–23, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14690734. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3133. Acesso em: 3 août. 2025.