IDENTIFICAÇÃO E MANEJO DE DISPARADORES DE VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Palavras-chave:
Educação, Saúde, Violência, Extensão, Ensino SuperiorResumo
A violência escolar (VE) manifesta-se de diversas formas e desencadeia efeitos preocupantes e extremamente negativos para os envolvidos, tais como repetência, evasão e abandono escolar, demonstrando a necessidade de profissionais capacitados para lidar com essas situações. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos de medicina em atividade extensionista sobre a identificação de disparadores de violência escolar e seus respectivos manejos para profissionais da educação. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. O contexto da prática é uma escola pública do município de Paulo Afonso, Bahia, na qual foi realizada uma capacitação com 31 profissionais, no ano de 2019, com base nas respostas de questionários previamente aplicados, que ajudaram a traçar um perfil dos principais disparadores de VE e o conhecimento acerca das formas de intervenção para esse tipo de situação. A atividade consistiu em desenvolver habilidades de reconhecimento dos variados tipos de VE, por meio da apresentação de conceitos e exemplos, além da proposição de uma Rede de Atenção à Violência. A intervenção permitiu que os profissionais da escola pensassem e discutissem sobre as situações de VE mais comuns e como podem intervir de forma mais efetiva a partir da criação de redes de enfrentamento, lançando mão de diversas ferramentas facilmente implantáveis naquele cenário. A experiência contribuiu com o processo de formação de estudantes de medicina, no sentido de aprimorar as habilidades de comunicação e adequação da linguagem para o público alvo, além de inserir os saberes construídos na universidade diretamente na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

