EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
Palavras-chave:
Educação em saúde, Promoção da saúde, Pesquisa-açãoResumo
A educação em saúde compreende o ensino-aprendizagem de temas relacionados à saúde, sistematicamente planejados e articulados ao currículo escolar. Em consonância com os documentos oficiais que regem a educação brasileira, a identificação das necessidades e interesses da comunidade escolar emergem como alternativa para orientação e planejamento das ações pedagógicas, que permitam o enfrentamento dos problemas de modo participativo. Este estudo investigou o comportamento alimentar dos escolares e sua associação com determinantes socioeconômicos e comportamentais do grupo familiar, a fim de orientar o planejamento das ações educativas em saúde. Integrado a um processo de pesquisa-ação, contemplou escolares do Ensino Fundamental de uma escola pública e seus familiares. Um questionário com perguntas fechadas, baseado no inquérito utilizado pela Pesquisa Nacional de Saúde, foi utilizado para a identificação dos determinantes em saúde dos participantes. Foram percebidas associações entre hábitos alimentares inadequados dos escolares e familiares. Os adultos, em maioria apresentaram excesso de peso, comportamento sedentário e consumo regular de bebidas alcoólicas, além da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Os achados sugerem que a identificação das características do contexto familiar contribuiu para o planejamento de estratégias educativas em saúde no contexto escolar, e evidenciam que os processos educativos necessitam contemplar ações que envolvam a família, a fim de possibilitar a criação de ambientes favoráveis para a construção de conhecimentos e escolhas mais saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.