A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Palavras-chave:
Educação, Educação Inclusiva, Educação Especial.Resumo
Na área educacional, é necessário descrever e compreender analiticamente as formas de pesquisas para ocorrer um avanço qualitativo na produção do conhecimento. Compreendendo esse aspecto, o objetivo da pesquisa, cujos resultados estão apresentados neste artigo, consiste em realizar uma análise da produção na área de Educação Especial contida nos anais das primeiras 10 edições (2006 a 2015) de um importante evento na área da educação, a saber: o Encontro Ibero-americano de Educação. Para isso, a partir dos procedimentos de localização, identificação, reunião, seleção e sistematização selecionaram-se textos contidos nos anais do Encontro Ibero-americano de Educação. Foram localizados um total de 2.895 comunicações e selecionados 38 materiais, que continham “Educação Especial” no título, critério utilizado para o desenvolvimento da pesquisa. Constatam-se que houve um grande interesse de publicações na área da Educação Especial, quando o evento ocorreu no Brasil. Dessas publicações, o tipo mais frequente de estudo é o de “Ensaio teórico” representando mais da metade da amostra (63%). Tendo como maiores ocorrências, as seguintes categorias de deficiências: Deficiência Intelectual (11%) e Deficiência Auditiva (3%).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.