ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA REITERAÇÃO

Autores

  • Thayse Iglesias Universidade Federal do Paraná
  • Camila Silveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cultura de Infância, Ciência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como as crianças integram e ressignificam elementos dos conhecimentos científicos na perspectiva da Reiteração. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo microetnográfica, adotando a observação participante como técnica fundamental para constituição de dados. O lócus da investigação foi um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Curitiba-PR, e os dados da observação foram registrados em notas de campo. A turma, denominada Tabela Periódica foi acompanhada por um período de seis meses e a faixa etária das crianças era de 2 a 3 anos. A análise dos dados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo, definindo como categoria a Reiteração, que é pertencente a um dos quatro eixos da Cultura Infantil. Os resultados indicam que as crianças configuram e reconfiguram suas ações por meio de duas vertentes: i) atividades direcionadas – em que as crianças integram e ressignificam elementos científicos recriando as experiências vivenciadas nas atividades guiadas e ii) atividades livres - realizando descobertas de forma autônoma, sem influência do tempo, construindo suas próprias conclusões. Foi possível, por meio da reestruturação do fluxo de ações, perceber o processo de ressignificação do conhecimento pelas crianças e as lacunas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico para a transfiguração de um conhecimento empírico, que permeia naturalmente a rotina na Educação Infantil, para o conhecimento científico. Buscou-se contribuir com o avanço nas discussões acerca dos interesses e ambições das crianças dentro de um contexto de experiência científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná

    Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhando com os seguintes temas: Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da UFPR, juntamente com a Prof.ª Dr.ª Orliney Maciel Guimarães.

Publicado

2021-09-14

Como Citar

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA REITERAÇÃO . (2021). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 210-239. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1254

Artigos Similares

1-10 de 528

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.