PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo, Perfil, EgressoResumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.