PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES
RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
Palavras-chave:
Metodologia da problematização., Promoção à saúde., Educação em saúde., Método bambu., Participação popular.Resumo
O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde.
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