PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO
UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UMA OFICINA DE MATEMÁTICA NO PIBID
Palavras-chave:
Formação inicial, Metodologias de ensino, Pibid, TangramResumo
Um dos nu?cleos do Programa Institucional de Bolsas em Iniciac?a?o a? Doce?ncia (Pibid) vinculado a? Universidade Federal de Sergipe e? formado por licenciandos em Matema?tica no Campus Sa?o Cristo?va?o. Em uma de suas atividades, realizamos uma oficina intitulada “Da construc?a?o a? aplicac?a?o: uma proposta para o estudo de a?rea”, na qual, buscamos articular diferentes metodologias de ensino da matema?tica apresentando potencialidades de um u?nico material dida?tico na
abordagem de diferentes objetos de conhecimento. Neste artigo, objetivamos identificar as percepc?o?es de bolsistas pibidianos acerca da vive?ncia nessa pra?tica e as possi?veis implicac?o?es desta vive?ncia na formac?a?o desses futuros docentes. A ana?lise dos resultados, nos permitiu apontar duas categorias: mobilizac?a?o de bolsistas pibidianos para a doce?ncia e as potencialidades das metodologias de ensino da matema?tica. Inicialmente, apresentamos um debate sobre a formac?a?o de professores e metodologias de ensino. Em seguida, as percepc?o?es dos licenciandos a respeito de sua participac?a?o na Oficina. Tais resultados reforc?am as importantes contribuic?o?es dos programas de formac?a?o docente, como o Pibid, sendo um espac?o de aprendizagens e construc?a?o de novos saberes docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.