LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO
QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
Palavras-chave:
Linguagem Tecnologias e Ensino, Letramentos Digitais, Pandemia da Covid-19Resumo
Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.