LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO

QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?

Autores

  • Adson Luan Duarte Vilasboas Seba Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Lucilene Greice Botelho Magalhães Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Solange Aparecida Benacchio Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José do Carmo da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Linguagem Tecnologias e Ensino, Letramentos Digitais, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Adson Luan Duarte Vilasboas Seba, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

    Doutorando em Linguística pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Grupo de Pesquisa LINTECLA.

  • Lucilene Greice Botelho Magalhães, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestranda em Linguística pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Grupo de Pesquisa LINTECLA.

  • Solange Aparecida Benacchio, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestranda em Linguística pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Grupo de Pesquisa LINTECLA.

  • José do Carmo da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Discente do Curso de Letras Português/Inglês da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

Publicado

2023-12-30

Como Citar

LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054

Artigos Similares

1-10 de 493

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)