AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • João Ribeiro Neto Universidade Federal do Ceará
  • Antônia Claudia Prado Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Formação docente, Avaliação, MOOC

Resumo

O estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de curso no formato MOOC para formação docente. Para isso foi utilizado como metodologia   uma revisão sistemática por meio de bibliografias publicadas nos portais: Periódico CAPES, Sciencedirect e ERICEducation Resource, partindo das análises e relato dos resultados de trabalhos selecionados, nas fontes primárias (KITCHENHAM, 2004). Cada vez mais se faz necessário realizar estudos sobre os MOOC para a capacitação docente no intuito de elucidar as práticas efetivas de avaliação de MOOC e as problemáticas por trás do abandono. Nas buscas iniciais nas bases de dados utilizando a string, foram encontrados 1.556 artigos, posteriormente, com o uso de filtros para crivar melhor os resultados, alcançou-se um número total de 10 artigos. Os dez (10) artigos explorados revelam que os cursos MOOC são uma realidade como alternativa para o ensino e aprendizagem embora apresente alguns desafios na superação das dificuldades encontradas. Logo, muitas são os benefícios em sua utilização na educação para a formação de professor. O MOOC é um instrumento que evidencia experiências mediadas pelo uso das tecnologias digitais e que amplia a ideia de espaço de sala de aula. E, por fim, sugere-se para trabalhos futuros, a realização de estudos sobre parâmetros para a avaliação de MOOC, especificamente no que tange ao campo da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • João Ribeiro Neto, Universidade Federal do Ceará

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Lab. de Informática da Rede Municipal de Educação de Pentecoste – Ce. Licenciado em Educação Física, Especialista em Educação a Distância e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE

  • Antônia Claudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente, é professora efetiva de História da Rede Pública Estadual do Ceará.

  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

    Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-CE.

Publicado

2023-12-26

Como Citar

AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2494

Artigos Similares

1-10 de 319

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.