CONHECIMENTO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+

Autores

  • Artur de Sousa Mendes Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Rejane Cristiany Lins de França Pereira Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina
  • Marcelo Domingues de Faria Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Atenção integral à saúde, Diversidade de gênero, Minorias sexuais e de gênero.

Resumo

O percurso formativo de um profissional da saúde simboliza aspectos significativos na elaboração de questões que envolvem a diversidade humana, principalmente entre lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binários e demais seguimentos (LGBTQIAPN+). Frente ao exposto, o objetivo deste estudo foi desvelar o conhecimento de discentes de um curso de enfermagem acerca do cuidado à saúde da população LGBTQIAPN+. Para tanto, o estudo seguiu os preceitos da pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem quantitativa. Em consonância com os princípios éticos, a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em pesquisa (CEP), sendo aprovada em 26 de junho de 2023 sob o parecer n° 6.143.486. A partir desta etapa procederam-se visitas às salas de aula para apresentar o objetivo da pesquisa, realizar o convite a todos os discentes devidamente matriculados do 6° ao 9° períodos de enfermagem, que haviam cursado a disciplina de gênero e sexualidade. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento avaliativo e validado composto por 39 itens. A síntese das informações foi tabulada e analisada à luz da estatística descritiva A amostra foi constituída por 80 discentes em sua maioria no 9° período (43,8%). No rol das variáveis sociodemográficas evidenciou-se a predominância no gênero feminino (91,3%). A faixa etária variou entre 20 (3,8%) e 47 anos (1,3%). O estudo evidenciou que 68 participantes (85%) perceberam a diferença entre identidade de gênero e sexo biológico, 77 (96,3%) o conceito de orientação sexual e 73 (91,3%) o respeito ao uso do nome social. A construção deste estudo outorgou a captação dos diferentes saberes que permeiam a visão dos discentes acerca da atenção à saúde da população LGBTQIAPN+ e destacou a importância da abordagem desta temática no processo formativo de futuros profissionais da saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Artur de Sousa Mendes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

    Possui graduação em Enfermagem - Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina. Atualmente é discente do Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas, nível mestrado. É técnico em enfermagem do Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros/Ebserh. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, atenção à saúde, assistência à saúde, cobertura vacinal e assistência ao paciente

  • Rejane Cristiany Lins de França Pereira, Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina

    Mestre em ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Docente do colegiado de enfermagem da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina.

  • Marcelo Domingues de Faria, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

    Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Docente titular do Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Publicado

2025-01-14

Como Citar

CONHECIMENTO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), A5 01-23. https://doi.org/10.5281/

Artigos Similares

1-10 de 571

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)