CONHECIMENTO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Atenção integral à saúde, Diversidade de gênero, Minorias sexuais e de gênero.Resumo
O percurso formativo de um profissional da saúde simboliza aspectos significativos na elaboração de questões que envolvem a diversidade humana, principalmente entre lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binários e demais seguimentos (LGBTQIAPN+). Frente ao exposto, o objetivo deste estudo foi desvelar o conhecimento de discentes de um curso de enfermagem acerca do cuidado à saúde da população LGBTQIAPN+. Para tanto, o estudo seguiu os preceitos da pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem quantitativa. Em consonância com os princípios éticos, a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em pesquisa (CEP), sendo aprovada em 26 de junho de 2023 sob o parecer n° 6.143.486. A partir desta etapa procederam-se visitas às salas de aula para apresentar o objetivo da pesquisa, realizar o convite a todos os discentes devidamente matriculados do 6° ao 9° períodos de enfermagem, que haviam cursado a disciplina de gênero e sexualidade. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento avaliativo e validado composto por 39 itens. A síntese das informações foi tabulada e analisada à luz da estatística descritiva A amostra foi constituída por 80 discentes em sua maioria no 9° período (43,8%). No rol das variáveis sociodemográficas evidenciou-se a predominância no gênero feminino (91,3%). A faixa etária variou entre 20 (3,8%) e 47 anos (1,3%). O estudo evidenciou que 68 participantes (85%) perceberam a diferença entre identidade de gênero e sexo biológico, 77 (96,3%) o conceito de orientação sexual e 73 (91,3%) o respeito ao uso do nome social. A construção deste estudo outorgou a captação dos diferentes saberes que permeiam a visão dos discentes acerca da atenção à saúde da população LGBTQIAPN+ e destacou a importância da abordagem desta temática no processo formativo de futuros profissionais da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.