PRÁTICAS E ATUAÇÃO NO SUS
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Palavras-chave:
Ensino; Serviço Social; Saúde Coletiva; Vulnerabilidade Social; Integralidade em Saúde; EnfermagemResumo
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma porta de entrada ao sistema de proteção governamental que tem como ênfase a população mais vulnerável socioeconomicamente, proporcionando maior autonomia aos usuários cadastrados frente às suas necessidades psicossociais. Diante da necessidade de se entender a integralidade e a descentralização da assistência à saúde, o presente estudo buscou compreender e discutir, a partir de metodologias diferenciadas, o funcionamento de um destes centros com enfoque no atendimento e nos serviços ofertados pela instituição. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem em um centro de referência, localizado em Petrolina, Pernambuco. Os discentes, embasados pela proposta de ensino do módulo de Saúde Coletiva I, ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, foram encaminhados para aula prática com a finalidade de associar e contextualizar os conhecimentos teórico-práticos sobre a atuação do Sistema Único de Saúde nas unidades de assistência social do munícipio. Percebeu-se que o empenho dos profissionais associado a filosofia da instituição repercutem positivamente no atendimento das necessidades da população da área de abrangência, oferecendo auxilio às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, assegurando-lhes direitos básicos de cidadania. Sendo assim, a experiência de ensino no serviço possibilitou um conhecimento prático da atuação da equipe de profissionais que atuam no CRAS, contribuindo para formação diferenciada dos acadêmicos de enfermagem em uma perspectiva de compreender o conceito de vulnerabilidade, sensibilizar sobre as nuances das comunidades e responsabilidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.