GUARACIARA BARROS LEAL E A IMPLANTAÇÃO DO TELENSINO NO CEARÁ (1974-1979)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690447Palavras-chave:
Biografia de mulheres, Formação, Telensino, CearáResumo
Este estudo objetivou biografar Guaraciara Barros Leal com ênfase no seu percurso formativo e profissional os quais a encaminharam a fazer parte da equipe que implantou o Telensino no Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa biográfica, amparada metodologicamente na História Oral e, teoricamente, nos pressupostos da História Cultural a partir do recorte temporal 1974 e 1979. Os resultados apontaram que Guaraciara Leal teve a sua formação familiar e escolarizada imbricadas pelo fato de seu pai ser dono de escolas durante toda a vida, aspecto que a influenciou nas suas escolhas profissionais posteriores. Ressaltamos ainda que a biografada se formou no curso normal e, posteriormente, em Pedagogia, contudo não exerceu a função de professora. Tal processo reverberou na sua participação efetiva na implantação do Telensino no Ceará, um importante instrumento de educação e de emancipação de jovens e adultos que ansiavam por formação que fosse compatível aos horários da pessoa trabalhadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

