REFLEXÕES DE JOVENS SOBRE A ESCOLA E O FUTURO ATRAVÉS DE UM PROJETO AUDIOVISUAL

Autores

  • Ianná Menezes de Almeida
  • Jayane Maria Alves de Amorim
  • Mickaelle do Nascimento Silva
  • Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva
  • Waldez Cavalcante Bezerra Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13991368

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional Social, Escola pública, Clube juvenil, Juventude

Resumo

A juventude é um momento importante de tomadas de decisões e construção de identidade, em que a escola terá um papel fundamental nesse processo. Entretanto, para jovens em situação de vulnerabilidade social, esse ambiente pode ser pouco estimulante e desafiador. Para tentar superar esses obstáculos, as escolas têm sido desafiadas a inovar suas práticas pedagógicas, sendo os clubes juvenis uma forma de incentivar o engajamento dos jovens na vida escolar. Este relato busca descrever uma experiência extensionista de construção de um documentário com um clube juvenil formado por estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública do estado de Alagoas. O documentário, dividido em quatro atos, expressa a relação dos jovens com a escola e seus desejos sobre o futuro. A intervenção, subsidiada pelo referencial da terapia ocupacional social, possibilitou a constituição de um ambiente impulsionador do estabelecimento da autonomia, protagonismo e reflexão aos jovens envolvidos.

Biografia do Autor

  • Ianná Menezes de Almeida

    Discente do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência