REFLEXÕES DE JOVENS SOBRE A ESCOLA E O FUTURO ATRAVÉS DE UM PROJETO AUDIOVISUAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13991368Palavras-chave:
Terapia Ocupacional Social, Escola pública, Clube juvenil, JuventudeResumo
A juventude é um momento importante de tomadas de decisões e construção de identidade, em que a escola terá um papel fundamental nesse processo. Entretanto, para jovens em situação de vulnerabilidade social, esse ambiente pode ser pouco estimulante e desafiador. Para tentar superar esses obstáculos, as escolas têm sido desafiadas a inovar suas práticas pedagógicas, sendo os clubes juvenis uma forma de incentivar o engajamento dos jovens na vida escolar. Este relato busca descrever uma experiência extensionista de construção de um documentário com um clube juvenil formado por estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública do estado de Alagoas. O documentário, dividido em quatro atos, expressa a relação dos jovens com a escola e seus desejos sobre o futuro. A intervenção, subsidiada pelo referencial da terapia ocupacional social, possibilitou a constituição de um ambiente impulsionador do estabelecimento da autonomia, protagonismo e reflexão aos jovens envolvidos.