PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA SOBRE A TERRITORIALIZAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Daniela Mores Treméa Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó
  • Ricardo José Nicaretta Universidade Comunitária da Região do Oeste Catarinense
  • Tahiana Lorenzet Zorzi Universidade Comunitária da Região do Oeste Catarinense
  • Aline Martinelli Piccinin

Palavras-chave:

Descritores: Fisioterapia; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar as percepções dos estudantes, do curso de fisioterapia, sobre a territorialização no processo de formação em saúde. Metodologia: trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de natureza descritiva, realizado durante o estágio supervisionado de fisioterapia na atenção básica que aconteceu em Unidades Básicas de saúde no município de Chapecó /Santa Catarina. O estágio foi mediado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com os estudantes do estágio, nos meses de setembro e outubro de 2021. O questionário foi composto por questões sobre o reconhecimento do território, conhecimentos adquiridos, contribuições no processo de formação acadêmica. A análise dos dados se deu através das relações estabelecidas entre o questionário, diário de campo e a literatura e agrupados em três eixos temáticos, tais como: percepções sobre a territorialização em saúde; o olhar sobre processo de construção do território; as contribuições do território para formação acadêmica e os conhecimentos e saberes na formação profissional. Resultados: os estudantes apontam que conhecer o território permite entender o contexto da população e o seu entorno para o planejamento das ações em saúde, reconhecendo as potencialidades e fragilidades em e a aproximação com o sistema de saúde vigente. Considerações finais: o reconhecimento do território em saúde é uma ferramenta potencializadora da formação em saúde, com vivências e práticas concretas, que oportuniza conhecer as realidades em saúde de cada população e ampliar o olhar dos futuros profissionais.

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos