AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
(RE)PENSANDO SEU SENTIDO A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA
Palavras-chave:
Tecnologias e Educação, Teoria CríticaResumo
Trata-se do resumo da obra (Re)pensar as tecnologias na educação a partir da teoria crítica, de Adilson Cristiano Habowski e Elaine Conte. A referida obracontribui para avaliar a atual sociedade do conhecimento, as novas configurações do processo educacional, tais como a tecnologização, o hibridismo, a globalização, a internacionalização, a multi e interculturalidade, a ilusão da neutralidade técnica e operacionalidade. É nessa perspectiva reconstrutiva, aprendente e crítica das tecnologias na educação que se destaca a obra, trazendo novas visibilidades e discussões acerca das mudanças relacionadas às tecnologias digitais no contexto educacional. Fica claro que as pesquisas que avaliam os impactos das tecnologias na formação humana, por meio de práticas digitais, não permitem apreciar de modo claro quais serão os resultados. Por isso, o livro é um convite para reconhecer os limites e as possibilidades da ação educativa, tendo em vista as possíveis vantagens para o mundo do trabalho e à formação cultural e os desvios totalitários por imposição ou distribuição de recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.