O ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTERATIVAS
Palavras-chave:
Índice de aprendizagem., Ensino de Matemática., Prática interativa.Resumo
O ensino de matema?tica no munici?pio de Tre?s Lagoas, localizado em Mato Grosso do Sul, registrou crescimento na aprovac?a?o das se?ries iniciais do Ensino Fundamental, conforme os i?ndices do Ideb (2007 – 2019); entretanto, uma queda tambe?m foi registrada nas se?ries finais da mesma etapa. Dessa forma, esse trabalho apresenta o me?todo empregado nas aulas de matema?tica da Escola Municipal Olyntho Mancini – a partir da observac?a?o e participac?a?o das aulas de professores regentes – e destaca a aplicac?a?o da pra?ticaconhecida como “Tapete das formas geome?tricas” como tentativa de tornar as aulas contextualizadas e interativas, permitindo a criac?a?o do gosto pela disciplina e sua manutenc?a?o em todas as etapas da educac?a?o ba?sica. Para tanto, ancoramo-nos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (2018) e nas pesquisas desenvolvidas por Lopes (2012), Matos (2015), Rocha (2013) e Wajskop (2012), por meio de discusso?es acerca de questo?es relacionadas ao atual cena?rio da educac?a?o do munici?pio e as ferramentas utilizadas para reverter o i?ndice de reprovac?a?o.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.