O ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTERATIVAS

Authors

  • Marcilene Moreira Donadoni Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luiz Fernando Marques dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Índice de aprendizagem., Ensino de Matemática., Prática interativa.

Abstract

O ensino de matema?tica no munici?pio de Tre?s Lagoas, localizado em Mato Grosso do Sul, registrou crescimento na aprovac?a?o das se?ries iniciais do Ensino Fundamental, conforme os i?ndices do Ideb (2007 – 2019); entretanto, uma queda tambe?m foi registrada nas se?ries finais da mesma etapa. Dessa forma, esse trabalho apresenta o me?todo empregado nas aulas de matema?tica da Escola Municipal Olyntho Mancini – a partir da observac?a?o e participac?a?o das aulas de professores regentes – e destaca a aplicac?a?o da pra?ticaconhecida como “Tapete das formas geome?tricas” como tentativa de tornar as aulas contextualizadas e interativas, permitindo a criac?a?o do gosto pela disciplina e sua manutenc?a?o em todas as etapas da educac?a?o ba?sica. Para tanto, ancoramo-nos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (2018) e nas pesquisas desenvolvidas por Lopes (2012), Matos (2015), Rocha (2013) e Wajskop (2012), por meio de discusso?es acerca de questo?es relacionadas ao atual cena?rio da educac?a?o do munici?pio e as ferramentas utilizadas para reverter o i?ndice de reprovac?a?o.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-04-03

How to Cite

MOREIRA DONADONI, Marcilene; MARQUES DOS SANTOS, Luiz Fernando. O ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTERATIVAS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 685–706, 2021. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1418. Acesso em: 2 aug. 2025.