AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL

DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Agda Sales Escolas de Idioma Wizard by Pearson
  • Arycia Sousa Universidade Federal do Amazonas
  • Carolina Miranda Universidad de Cádiz

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, Prática docente, Educação remota, Pandemia

Resumo

Em uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Agda Sales, Escolas de Idioma Wizard by Pearson

    Relações Públicas formada pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Participou de projetos de extensão universitária, trabalhou na Assessoria de Comunicação e na Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM. Participou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto e Universidade de Coruña. Possui experiência nas áreas de Relações Internacionais, Comunicação Digital, Marketing e Ensino da Língua Inglesa. Atualmente é coordenadora pedagógica nas escolas de idioma Wizard by Pearson, Manaus.

  • Arycia Sousa, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, pós-graduanda em Docência no Ensino Superior, Pedagogia Digital e Metodologias Ativas e prática docente. Mestranda em educação na Universidade Federal do Amazonas. Possui pesquisas e extensões sobre Diversidade Étnica na Educação Infantil, Alfabetização e sobre o ensino de Matemática nas Escolas Municipais Indígenas do Amazonas, com experiência em plataformas educacionais e elaboração de material pedagógico. Atuou como voluntária no projeto de extensão “Ciências dentro fora da escola” da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal (FPCEUP), onde também concluiu a graduação. Atualmente atua como docente no centro de midias da Secretaria de Educaçao de Manaus. Educadora certificada pelo Google - nível 1. 

  • Carolina Miranda, Universidad de Cádiz

    Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, integrante do Grupo de pesquisa Investigações Sobre Educação e Diversidades Culturais. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID: "Magistério Indígena e Escolarização Guarani Mbya". Trabalhou como alfabetizadora voluntária no Programa Governamental Brasil Alfabetizado no Colégio Indígena Estadual Karai Kuery Rendar de 2012 a 2014 na aldeia indígena Guarani Sapukai. No ano de 2014, realizou Intercambio Acadêmico na Universidade do Algarve (Faro/Portugal). Cursou mestrado na Universidade de Cádiz-Espanha, no máster universitario em: "Investigacion Educativa para el Desarrollo Profesional del Docente". Integrante do Grupo de pesquisa: "Espaços Educativos e Diversidade Cultural" (CNPq), Grupo de Investigación (HUM 230) Eduardo Benot - Universidad de Cádiz e do Programa "Escolas do Território" Universidade Federal Fluminense. Atualmente é doutoranda no programa de doutorado em Ciencias Sociales y Jurídicas na mesma Universidade. Pesquisas desenvolvidas principalmente no seguinte tema: Educação Escolar Indígena.

Publicado

2022-10-29

Como Citar

AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 04-25. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790

Artigos Semelhantes

11-20 de 476

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.