PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE ARTES VISUAIS
UM BREVE PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13624865Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Artes Visuais, Produção Acadêmica no Brasil.Resumo
Este artigo apresenta a primeira etapa da pesquisa de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC que teve como objetivo identificar os principais pesquisadores/as, as universidades, os veículos de divulgação, os conceitos que vêm subsidiando as pesquisas sobre as especificidades da formação de professores de Artes e do seu ensino no Brasil na perspectiva marxista, em particular a Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos uma análise dos resultados apresentados no texto de Oliveira e Silva (2022) acrescidos com a busca nos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e Capes, nos livros apontados no Google Scholar, nos eventos específicos da área e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Concluímos que gradativamente a produção acadêmica em torno da arte e seu ensino a partir das contribuições marxistas, em especial, da Pedagogia Histórico-Crítica vem ocupando espaço nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação específicos da Arte, localizados, sobretudo, no sul e sudeste. Embora apresente um significativo avanço para a área, percebemos que a perspectiva marxista ainda não se faz presente nos debates nos eventos sobre formação docente de Arte, o que pode significar uma dificuldade em superar as referências subjetivistas predominantes no ensino de Arte no Brasil
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.