PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE ARTES VISUAIS

UM BREVE PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL

Autores/as

  • Janedalva Gondim

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13624865

Palabras clave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Artes Visuais, Produção Acadêmica no Brasil.

Resumen

Este artigo apresenta a primeira etapa da pesquisa de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC que teve como objetivo identificar os principais pesquisadores/as, as universidades, os veículos de divulgação, os conceitos que vêm subsidiando as pesquisas sobre as especificidades da formação de professores de Artes e do seu ensino no Brasil na perspectiva marxista, em particular a Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos uma análise dos resultados apresentados no texto de Oliveira e Silva (2022) acrescidos com a busca nos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e Capes, nos livros apontados no Google Scholar, nos eventos específicos da área e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Concluímos que gradativamente a produção acadêmica em torno da arte e seu ensino a partir das contribuições marxistas, em especial, da Pedagogia Histórico-Crítica vem ocupando espaço nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação específicos da Arte, localizados, sobretudo, no sul e sudeste. Embora apresente um significativo avanço para a área, percebemos que a perspectiva marxista ainda não se faz presente nos debates nos eventos sobre formação docente de Arte, o que pode significar uma dificuldade em superar as referências subjetivistas predominantes no ensino de Arte no Brasil

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2024-09-01

Cómo citar

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE ARTES VISUAIS: UM BREVE PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), A8 01-25. https://doi.org/10.5281/zenodo.13624865

Artículos similares

1-10 de 515

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.