PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE ARTES VISUAIS
UM BREVE PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13624865Mots-clés :
Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Artes Visuais, Produção Acadêmica no Brasil.Résumé
Este artigo apresenta a primeira etapa da pesquisa de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC que teve como objetivo identificar os principais pesquisadores/as, as universidades, os veículos de divulgação, os conceitos que vêm subsidiando as pesquisas sobre as especificidades da formação de professores de Artes e do seu ensino no Brasil na perspectiva marxista, em particular a Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos uma análise dos resultados apresentados no texto de Oliveira e Silva (2022) acrescidos com a busca nos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e Capes, nos livros apontados no Google Scholar, nos eventos específicos da área e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Concluímos que gradativamente a produção acadêmica em torno da arte e seu ensino a partir das contribuições marxistas, em especial, da Pedagogia Histórico-Crítica vem ocupando espaço nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação específicos da Arte, localizados, sobretudo, no sul e sudeste. Embora apresente um significativo avanço para a área, percebemos que a perspectiva marxista ainda não se faz presente nos debates nos eventos sobre formação docente de Arte, o que pode significar uma dificuldade em superar as referências subjetivistas predominantes no ensino de Arte no Brasil
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.