PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE ARTES VISUAIS

UM BREVE PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL

Auteurs-es

  • Janedalva Gondim

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.13624865

Mots-clés :

Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Artes Visuais, Produção Acadêmica no Brasil.

Résumé

Este artigo apresenta a primeira etapa da pesquisa de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC que teve como objetivo identificar os principais pesquisadores/as, as universidades, os veículos de divulgação, os conceitos que vêm subsidiando as pesquisas sobre as especificidades da formação de professores de Artes e do seu ensino no Brasil na perspectiva marxista, em particular a Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos uma análise dos resultados apresentados no texto de Oliveira e Silva (2022) acrescidos com a busca nos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e Capes, nos livros apontados no Google Scholar, nos eventos específicos da área e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Concluímos que gradativamente a produção acadêmica em torno da arte e seu ensino a partir das contribuições marxistas, em especial, da Pedagogia Histórico-Crítica vem ocupando espaço nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação específicos da Arte, localizados, sobretudo, no sul e sudeste. Embora apresente um significativo avanço para a área, percebemos que a perspectiva marxista ainda não se faz presente nos debates nos eventos sobre formação docente de Arte, o que pode significar uma dificuldade em superar as referências subjetivistas predominantes no ensino de Arte no Brasil

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Publié

2024-09-01

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GONDIM, Janedalva. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE ARTES VISUAIS: UM BREVE PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 34, p. A8 01–25, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13624865. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2741. Acesso em: 3 août. 2025.