REFLEXÕES SOBRE OS MATERIAIS DO CURSO “PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO” A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO

Autores

  • Claudia Teixeira Façanha Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Barbara Santos Bezerra da Silva Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Alfabetizar letrando, Materiais para alfabetização

Resumo

Este trabalho objetivou apresentar algumas reflexões sobre os materiais do curso de formação continuada “Práticas de Alfabetização”, do Programa Tempo de Aprender, disponibilizados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), considerando a perspectiva do alfabetizar letrando. A pesquisa foi qualitativa e documental, pois tomou como objeto de análise tais materiais, sem quantificar os dados. Procurou responder à seguinte pergunta: Quais aspectos desses materiais os distanciavam da perspectiva do alfabetizar letrando? Partiu-se do fato de que esses materiais estavam baseados na abordagem cognitiva da literacia e no método fônico, defendidos nos documentos da Secretaria de Alfabetização federal da época. No aporte teórico, este estudo considerou trabalhos sobre alfabetização, literacia, letramento e alfabetizar letrando, como os Adams (2006), Leal (2019), Soares (s.d.; 2009; 2019; 2022), entre outros; sobre os materiais aqui analisados  (Albuquerque; Boto, 2020; Arruda, 2022; Nogueira; Lapuente, 2022); além de documentos federais relativos à educação (Brasil, 2010a; 2010b; 2014, 2017, 2019, entre outros). Os resultados da análise evidenciaram que o foco em um método que privilegia a relação fonema-grafema; a limitação à mera aquisição estrutural da língua escrita, desconsiderando os empregos sociais dela; o trabalho didático com sílabas, palavras e frases descontextualizadas, deixando em segundo plano o texto, distanciavam esses materiais da perspectiva do alfabetizar letrando.

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Biografia do Autor

  • Claudia Teixeira Façanha, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Bacharel e licenciada em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ, especialista em Linguística Aplicada ao Português (Faculdades Integradas SIMONSEN), mestra e doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ. É professora titular aposentada de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde atuava, desde 2005, em cursos de ensino médio-técnico, graduação e pós-graduação. Atualmente é professora colaboradora dos cursos de especialização em EJA; em Estudos Linguísticos e Literários e em Práticas de Letramento. Orienta e realiza pesquisas sobre ensino de língua portuguesa e de literatura, alfabetização, (multi)letramentos e estudos linguísticos. É autora de trabalhos publicados pelas editoras Pontes, Contexto, Labrador e Dialogarts.Obs.: Na maior parte da produção acadêmica, consta o nome de solteira: Claudia de Souza Teixeira

  • Barbara Santos Bezerra da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá  (2011) e Especialização em Práticas de Letramento pelo IFRJ. Atualmente é professora dos anos inicias da rede municipal de educação de Nova Iguaçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, letramento e ensino nas séries iniciais.

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Publicado

2025-01-12

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE OS MATERIAIS DO CURSO “PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO” A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), A4 01-27. https://doi.org/10.5281/

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