REFLEXÕES SOBRE OS MATERIAIS DO CURSO “PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO” A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14635033Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Alfabetizar letrando, Materiais para alfabetizaçãoResumo
Este trabalho objetivou apresentar algumas reflexões sobre os materiais do curso de formação continuada “Práticas de Alfabetização”, do Programa Tempo de Aprender, disponibilizados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), considerando a perspectiva do alfabetizar letrando. A pesquisa foi qualitativa e documental, pois tomou como objeto de análise tais materiais, sem quantificar os dados. Procurou responder à seguinte pergunta: Quais aspectos desses materiais os distanciavam da perspectiva do alfabetizar letrando? Partiu-se do fato de que esses materiais estavam baseados na abordagem cognitiva da literacia e no método fônico, defendidos nos documentos da Secretaria de Alfabetização federal da época. No aporte teórico, este estudo considerou trabalhos sobre alfabetização, literacia, letramento e alfabetizar letrando, como os Adams (2006), Leal (2019), Soares (s.d.; 2009; 2019; 2022), entre outros; sobre os materiais aqui analisados (Albuquerque; Boto, 2020; Arruda, 2022; Nogueira; Lapuente, 2022); além de documentos federais relativos à educação (Brasil, 2010a; 2010b; 2014, 2017, 2019, entre outros). Os resultados da análise evidenciaram que o foco em um método que privilegia a relação fonema-grafema; a limitação à mera aquisição estrutural da língua escrita, desconsiderando os empregos sociais dela; o trabalho didático com sílabas, palavras e frases descontextualizadas, deixando em segundo plano o texto, distanciavam esses materiais da perspectiva do alfabetizar letrando.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

