REFLEXÕES SOBRE OS MATERIAIS DO CURSO “PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO” A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO
DOI :
https://doi.org/10.5281/Mots-clés :
Alfabetização, Letramento, Alfabetizar letrando, Materiais para alfabetizaçãoRésumé
Este trabalho objetivou apresentar algumas reflexões sobre os materiais do curso de formação continuada “Práticas de Alfabetização”, do Programa Tempo de Aprender, disponibilizados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), considerando a perspectiva do alfabetizar letrando. A pesquisa foi qualitativa e documental, pois tomou como objeto de análise tais materiais, sem quantificar os dados. Procurou responder à seguinte pergunta: Quais aspectos desses materiais os distanciavam da perspectiva do alfabetizar letrando? Partiu-se do fato de que esses materiais estavam baseados na abordagem cognitiva da literacia e no método fônico, defendidos nos documentos da Secretaria de Alfabetização federal da época. No aporte teórico, este estudo considerou trabalhos sobre alfabetização, literacia, letramento e alfabetizar letrando, como os Adams (2006), Leal (2019), Soares (s.d.; 2009; 2019; 2022), entre outros; sobre os materiais aqui analisados (Albuquerque; Boto, 2020; Arruda, 2022; Nogueira; Lapuente, 2022); além de documentos federais relativos à educação (Brasil, 2010a; 2010b; 2014, 2017, 2019, entre outros). Os resultados da análise evidenciaram que o foco em um método que privilegia a relação fonema-grafema; a limitação à mera aquisição estrutural da língua escrita, desconsiderando os empregos sociais dela; o trabalho didático com sílabas, palavras e frases descontextualizadas, deixando em segundo plano o texto, distanciavam esses materiais da perspectiva do alfabetizar letrando.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.