"ENTRELINHAS, ENTRE PÁGINAS"
A MEDIAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15290902Palavras-chave:
Formação leitora, Mediação docente, Literatura e leituraResumo
O ato de ler vai além da leitura das palavras, perpassa a leitura de mundo, acompanha a vida do ser humano, formando-o leitor. Inserido nessa temática, este artigo tem como objetivos: Investigar como o interesse pela leitura se desenvolve de forma processual, analisando o impacto da experiência literária na formação leitora, além de refletir sobre estratégias para o professor incentivar a leitura de literatura em sala de aula. Para tanto, produções textuais de relatos de memória de leitura, também chamadas de autobiografias leitoras, escritos por estudantes do Ensino Médio foram analisadas. A análise dos dados indica que a exposição precoce a livros e a mediação de figuras significativas, como professores e familiares, desempenham um papel central na formação do leitor e na ampliação de sua visão de mundo. A continuidade desse interesse parece estar profundamente relacionada às práticas vivenciadas ao longo da escolaridade, nas quais estratégias mais engajadoras e significativas podem ser decisivas para consolidar o hábito da leitura. Portanto, pode-se dizer que urge mediação e escuta docente para possibilitar um ambiente mais dialógico e frutífero para o ensino e para a formação leitora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

