"ENTRELINHAS, ENTRE PÁGINAS"

A MEDIAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO LEITORA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15290902

Keywords:

Formação leitora, Mediação docente, Literatura e leitura

Abstract

O ato de ler vai além da leitura das palavras, perpassa a leitura de mundo, acompanha a vida do ser humano, formando-o leitor. Inserido nessa temática, este artigo tem como objetivos: Investigar como o interesse pela leitura se desenvolve de forma processual, analisando o impacto da experiência literária na formação leitora, além de refletir sobre estratégias para o professor incentivar a leitura de literatura em sala de aula. Para tanto, produções textuais de relatos de memória de leitura, também chamadas de autobiografias leitoras, escritos por estudantes do Ensino Médio foram analisadas. A análise dos dados indica que a exposição precoce a livros e a mediação de figuras significativas, como professores e familiares, desempenham um papel central na formação do leitor e na ampliação de sua visão de mundo. A continuidade desse interesse parece estar profundamente relacionada às práticas vivenciadas ao longo da escolaridade, nas quais estratégias mais engajadoras e significativas podem ser decisivas para consolidar o hábito da leitura. Portanto, pode-se dizer que urge mediação e escuta docente para possibilitar um ambiente mais dialógico e frutífero para o ensino e para a formação leitora.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Elisabeth Greuel Kauva, FURB - Universidade Regional de Blumenau

    Graduada do curso de Letras Português/Inglês e literaturas correspondentes na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

  • Lara Kristhina Eischtaedt, FURB - Universidade Regional de Blumenau

    Graduada do curso de Letras Português/Inglês e literaturas correspondentes na Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

Published

2025-05-27

How to Cite

GREUEL KAUVA, Elisabeth; KRISTHINA EISCHTAEDT, Lara; DE SOUZA SCHLICHTING, Thais. "ENTRELINHAS, ENTRE PÁGINAS": A MEDIAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO LEITORA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. A4 01–28, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15290902. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3086. Acesso em: 5 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 389

You may also start an advanced similarity search for this article.