"ENTRELINHAS, ENTRE PÁGINAS"

A MEDIAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO LEITORA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.15290902

Mots-clés :

Formação leitora, Mediação docente, Literatura e leitura

Résumé

O ato de ler vai além da leitura das palavras, perpassa a leitura de mundo, acompanha a vida do ser humano, formando-o leitor. Inserido nessa temática, este artigo tem como objetivos: Investigar como o interesse pela leitura se desenvolve de forma processual, analisando o impacto da experiência literária na formação leitora, além de refletir sobre estratégias para o professor incentivar a leitura de literatura em sala de aula. Para tanto, produções textuais de relatos de memória de leitura, também chamadas de autobiografias leitoras, escritos por estudantes do Ensino Médio foram analisadas. A análise dos dados indica que a exposição precoce a livros e a mediação de figuras significativas, como professores e familiares, desempenham um papel central na formação do leitor e na ampliação de sua visão de mundo. A continuidade desse interesse parece estar profundamente relacionada às práticas vivenciadas ao longo da escolaridade, nas quais estratégias mais engajadoras e significativas podem ser decisivas para consolidar o hábito da leitura. Portanto, pode-se dizer que urge mediação e escuta docente para possibilitar um ambiente mais dialógico e frutífero para o ensino e para a formação leitora.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Elisabeth Greuel Kauva, FURB - Universidade Regional de Blumenau

    Graduada do curso de Letras Português/Inglês e literaturas correspondentes na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

  • Lara Kristhina Eischtaedt, FURB - Universidade Regional de Blumenau

    Graduada do curso de Letras Português/Inglês e literaturas correspondentes na Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

Téléchargements

Publié

2025-05-27

Comment citer

"ENTRELINHAS, ENTRE PÁGINAS": A MEDIAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO LEITORA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 15(35), A4 01-28. https://doi.org/10.5281/zenodo.15290902

Articles similaires

1-10 de 382

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.