FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE
UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690513Palavras-chave:
Criatividade, Formação, CurrículoResumo
O presente artigo objetivou refletir sobre a criatividade na formação inicial de professores. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa, através da pesquisa-ação. Participaram dessa investigação 16 futuros professores em formação no curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Para a produção das informações aplicamos um questionário, realizamos uma entrevista de grupo focal e análise documental do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Diante dos dados coletados, utilizou-se da análise de conteúdo como propõe Bardin (1977). Os resultados da análise das informações, demostraram que o curso de Pedagogia da UECE, necessita inserir no currículo a criatividade na perspectiva de romper com dicotomias entre os saberes técnicos, humanísticos, teóricos e práticos. Refletir sobre a formação inicial na perspectiva da criatividade ensejam novos diálogos em torno da formação de professores, viabilizando a expressão criativa dos alunos e possibilitando inserir nesse campo de investigação a criatividade como perspectiva que entrelaça o currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

