FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE

UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

Auteurs-es

  • Eliane Rodrigues Martins Universidade Regional do Cariri

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Criatividade, Formação, Currículo

Résumé

O presente artigo objetivou refletir sobre a criatividade na formação inicial de professores. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa, através da pesquisa-ação. Participaram dessa investigação 16 futuros professores em formação no curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Para a produção das informações aplicamos um questionário, realizamos uma entrevista de grupo focal e análise documental do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Diante dos dados coletados, utilizou-se da análise de conteúdo como propõe Bardin (1977). Os resultados da análise das informações, demostraram que o curso de Pedagogia da UECE, necessita inserir no currículo a criatividade na perspectiva de romper com dicotomias entre os saberes técnicos, humanísticos, teóricos e práticos. Refletir sobre a formação inicial na perspectiva da criatividade ensejam novos diálogos em torno da formação de professores, viabilizando a expressão criativa dos alunos e possibilitando inserir nesse campo de investigação a criatividade como perspectiva que entrelaça o currículo.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Eliane Rodrigues Martins, Universidade Regional do Cariri

    Mestra em Educação (URCA)

    Universidade Regional do Cariri

Téléchargements

Publié

2025-01-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D19 01-23. https://doi.org/10.5281/

Articles similaires

1-10 de 281

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.