INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE UMA DIRETORA ESCOLAR

Autores

  • Sandra Alves de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana de Sousa Lima Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Insubordinação Criativa, Experiência Formadora, Narrativa Autobiográfica

Resumo

Neste artigo, compartilham-se narrativas autobiográficas que refletem ações de insubordinação criativa na atuação da diretora de uma escola pública do Brasil, no período de 2018 a 2022. O objetivo deste texto é identificar e analisar as ações de insubordinação criativa evidenciadas nas narrativas autobiográficas da gestora escolar. A análise interpretativa-compreensiva das narrativas produzidas pela diretora possibilitou identificar as ações de insubordinação criativa em suas histórias de experiências contadas e compartilhadas em encontros do Grupo de Estudo, Pesquisa e Formação, no âmbito de um projeto de extensão universitária na área de Educação Matemática, entre os anos de 2021 e 2023, que discutiram textos sobre a insubordinação criativa que instigaram a produção de narrativas autobiográficas. O estudou revelou sua autonomia nas decisões coletivas tomadas no exercício de sua função nos espaços formativos da escola básica, por meio de uma liderança partilhada que contribuiu ativamente para dinamizar, apoiar e encorajar a equipe escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Alves de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda em Educação (UFJF)

    Universidade Federal de Juiz de Fora

  • Juliana de Sousa Lima, Universidade Federal de São João Del-Rei

    Graduada em Pedagogia (UFSJ)

    Universidade Federal de São João Del-Rei

     

Downloads

Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE UMA DIRETORA ESCOLAR. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D17 01-19. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

51-60 de 215

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.