Assistência estudantil no ensino superior
um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários do Programa de Bolsas de Permanência da UAG/UFRPE
Palavras-chave:
Educação Superior, Assistência Estudantil, Bolsas de PermanênciaResumo
A Política de Assistência Estudantil consiste no desenvolvimento de ações que asseguram a permanência do estudante na Universidade, para que esse possa desenvolver sua vida acadêmica em condições semelhantes aos demais discentes. Essa política é fundamentada no entendimento da educação como um direito, sendo esse visto não apenas como direito ao acesso, mas à permanência e à conclusão do curso em condições adequadas. A Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE desenvolve a Política de Assistência Estudantil por meio da Pró–Reitoria de Gestão Estudantil – PROGEST. Dentre as ações desenvolvidas está o Programa de Bolsas de Permanência, o qual consiste na concessão de bolsas aos estudantes com dificuldades socioeconômicas e é composto por quatro modalidades: Apoio Acadêmico, Informática, Alimentação e Transporte. A pesquisa ora apresentada tem o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos usuários do Programa de Bolsas de Permanência na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE no ano letivo de 2009, como também analisar algumas variáveis do seu núcleo familiar. Os resultados demonstram a importância da Política de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes com dificuldades socioeconômicas na Universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

