Assistência estudantil no ensino superior
um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários do Programa de Bolsas de Permanência da UAG/UFRPE
Keywords:
Educação Superior, Assistência Estudantil, Bolsas de PermanênciaAbstract
A Política de Assistência Estudantil consiste no desenvolvimento de ações que asseguram a permanência do estudante na Universidade, para que esse possa desenvolver sua vida acadêmica em condições semelhantes aos demais discentes. Essa política é fundamentada no entendimento da educação como um direito, sendo esse visto não apenas como direito ao acesso, mas à permanência e à conclusão do curso em condições adequadas. A Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE desenvolve a Política de Assistência Estudantil por meio da Pró–Reitoria de Gestão Estudantil – PROGEST. Dentre as ações desenvolvidas está o Programa de Bolsas de Permanência, o qual consiste na concessão de bolsas aos estudantes com dificuldades socioeconômicas e é composto por quatro modalidades: Apoio Acadêmico, Informática, Alimentação e Transporte. A pesquisa ora apresentada tem o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos usuários do Programa de Bolsas de Permanência na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE no ano letivo de 2009, como também analisar algumas variáveis do seu núcleo familiar. Os resultados demonstram a importância da Política de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes com dificuldades socioeconômicas na Universidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.