Assistência estudantil no ensino superior

um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários do Programa de Bolsas de Permanência da UAG/UFRPE

Auteurs-es

  • Joselya Claudino de Araujo Vieira UFRPE/UAG
  • José Albuquerque Constantino
  • Márcia Andréa de Souza Silva UFRPE/UAG

Mots-clés :

Educação Superior, Assistência Estudantil, Bolsas de Permanência

Résumé

A Política de Assistência Estudantil consiste no desenvolvimento de ações que asseguram a permanência do estudante na Universidade, para que esse possa desenvolver sua vida acadêmica em condições semelhantes aos demais discentes. Essa política é fundamentada no entendimento da educação como um direito, sendo esse visto não apenas como direito ao acesso, mas à permanência e à conclusão do curso em condições adequadas. A Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE desenvolve a Política de Assistência Estudantil por meio da Pró–Reitoria de Gestão Estudantil – PROGEST. Dentre as ações desenvolvidas está o Programa de Bolsas de Permanência, o qual consiste na concessão de bolsas aos estudantes com dificuldades socioeconômicas e é composto por quatro modalidades: Apoio Acadêmico, Informática, Alimentação e Transporte. A pesquisa ora apresentada tem o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos usuários do Programa de Bolsas de Permanência na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE no ano letivo de 2009, como também analisar algumas variáveis do seu núcleo familiar. Os resultados demonstram a importância da Política de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes com dificuldades socioeconômicas na Universidade.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié

2012-04-28

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Assistência estudantil no ensino superior: um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários do Programa de Bolsas de Permanência da UAG/UFRPE. (2012). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(2). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/335

Articles similaires

1-10 de 527

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.