Atuação do psicólogo no processo de desenvolvimento infantil

relato de experiência de estágio na creche Casa da Criança, em Petrolina-PE

Autores

  • Danilly Rafaelly Martins Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Elzenita Falcão de Abreu Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14535942

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, estágio básico, creche

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, através de relatos, as experiências vivenciadas durante o Estágio Básico II, componente curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, desenvolvido na Creche Casa da Criança, na cidade de Petrolina-PE. A fundamentação teórica utilizada abrange conceitos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem na infância, envolve aspectos como egocentrismo e surgimento da linguagem, peculiares do período pré-operatório, uma das etapas do desenvolvimento humano definidas por Jean Piaget. As atividades realizadas foram compostas por observação, brincadeiras, histórias infantis e outras ações que proporcionaram um espaço lúdico às crianças na faixa etária de 03 anos de idade. A interação e convivência com o público infantil são fatores que diferenciam essa atividade curricular. A experiência adquirida é significativa, pois trouxe consigo uma nova percepção em relação à atuação do Psicólogo em instituições de caráter assistencial.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danilly Rafaelly Martins Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando do curso de Psicologia - UNIVASF

  • Elzenita Falcão de Abreu, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Docente orientadora de Estágio Básico em Psicologia - UNIVASF

Publicado

2010-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRUZ, Danilly Rafaelly Martins; DE ABREU, Elzenita Falcão. Atuação do psicólogo no processo de desenvolvimento infantil: relato de experiência de estágio na creche Casa da Criança, em Petrolina-PE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.5281/zenodo.14535942. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/346. Acesso em: 29 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 232

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)