FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAREM NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Inclusiva, DiferençasResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa consagrada a questão da formação inicial dos professores para a atuação em contexto da educação inclusiva. O estudo tem um carater internacional, se apoaindo sobre resultados de numerosas pesquisas cujo foco era a investigação de estratégias de formação de professores para atuarem no contexto da educação inclusiva. No procedimento metodologico foi estabelecido o criterio de escolha de estudos que abordassem a questão da formação inicial de professores em contexto de inclusão e ainda que dessem inciativos de estrategias de formação ou de programas de formação. Os resultados revelam que esta formação toma diferentes formas e pode variar consideravelmente de um meio de formação para outro. Essas diferenças se localizam em termos de conteúdo, abrangência ou ainda quanto a modalidade de gestão dessa formação. A análise da literatura indica que de modo geral a formação de professores parece exercer, pelo menos a curto prazo, uma influência positiva sobre as atitudes dos mesmos relativas ao acolhimento e ao acompanhamento dos alunos com deficiência na classe comum. Entretanto, esta mesma literatura fornece poucos indicadores quanto as modalidades mais eficientes de formação de professores na perspectiva de escola inclusiva. A partir dessa evidencia, se torna cada vez mais importante que sejam estabelecidos claramente os princípios fundamentais de uma formação de professores que traduza o verdadeiro espírito de uma educação voltada para as diferenças de todos os educandos. A última parte desse artigo propõe algumas orientações nesse sentido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.