SALA DE ESPERA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Katia Simoni Bezerra Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thais Madeira Barbosa dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hevelyn Kelly Samara Leite de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thiago Santos Viana do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Quézia Dominique Ribeiro Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Brendo Vinícius Santos Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geovanna Majory Santos Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Prevenção, Saúde da Mulher, Sala de Espera

Resumo

A sala de espera é um espaço onde o atendimento multidisciplinar é aguardado, existindo uma comunicação entre os usuários de forma que ocorrem interações emocionais, culturais, singulares e coletivas, logo, um espaço propício para atividades educativas, além das atividades do acolhimento. Retrata uma vivência de acadêmicos na sala de espera no contexto da atenção primária à saúde, desenvolvida em um serviço de AME Saúde da Família. O propósito da atividade foi promover ações de prevenção e educação em saúde alicerçadas por estratégia pedagógica participativa e problematizadora, deslocando o campo do saber biomédico, centrado na transferência de informação, para um saber mais compreensivo para o usuário do serviço. A sala de espera ocorreu uma vez na semana, antecedendo a ação para qual o paciente buscou a unidade de saúde. A abordagem da sala de espera centrou-se nas contribuições da prática do aconselhamento em corrimentos vaginais e higiene íntima, em IST, em planejamento reprodutivo, em câncer de mama e em câncer de colo de útero, buscando trabalhar com aspectos do cotidiano, da informação e da avaliação de riscos. Através de um enfoque questionador, indagamos e analisamos o vínculo que os participantes estabelecem com o cuidar pessoal, a sexualidade, as IST e o uso do preservativo. Acredita-se que a atividade intensificou a importância da multidisciplinaridade nos espaços coletivos de saúde, fazendo com que os alunos exercitassem, por meio de discussões baseadas no processo de reflexão para a ação, um conhecimento de um sistema de saúde vivo e dinâmico, repleto de desafios.

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Publicado

2020-04-14

Como Citar

SALA DE ESPERA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO SAÚDE DA FAMÍLIA. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 452-467. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/456

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