OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA

Autores

  • Wilma Almeida da Silva Alencar Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

Palavras-chave:

Desafio, Professor, Modernidade, Aprendizagem

Resumo

Na fronteira dos tempos modernos, a Educação dos professores deve ser inspecionada, atualizada para ganhar ritmo e não se distanciar da sucessão de mudanças provocadas pela globalização. Gerenciar conflitos, superar barreiras provocadas pelas evoluções sociais – que dificultam o ensino-aprendizagem –  são uns dos desafios. Para superá-los, o professor necessita de subsídios para fazer a diferença nesse espaço, onde os avanços tecnológicos e as influências da mídia transformam comportamentos e determinam que os velhos paradigmas que permeiam a inter-relação entre a Geração X (professor) e a Geração Alfa (aluno) sejam reavaliados. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo principal analisar a prática docente, fazendo assim uma reflexão acerca da mesma, tendo a consciência de que a educação dada na escola precisa estar preocupada com a formação do cidadão, e que para isso deve ser reformulada constatemente afim de que caminhe junto com a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Ao final, pode-se concluir que o professor é peça fundamental na formação de consciências críticas e participativas, no entanto é necessária a busca por constantes atualizações, visto que a modernidade oferece muitos atrativos que podem, facilmente, se não forem utilizados em benefício da educação, tirar o foco da aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilma Almeida da Silva Alencar, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

    Especialização em Docência em Biologia

  • Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

    Doutora em Zootecnia (UNESP)

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALENCAR, Wilma Almeida da Silva; GRADELA, Adriana. OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 7, n. 13, 2017. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8. Acesso em: 10 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 325

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.