OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA

Autores

  • Wilma Almeida da Silva Alencar Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

Palavras-chave:

Desafio, Professor, Modernidade, Aprendizagem

Resumo

Na fronteira dos tempos modernos, a Educação dos professores deve ser inspecionada, atualizada para ganhar ritmo e não se distanciar da sucessão de mudanças provocadas pela globalização. Gerenciar conflitos, superar barreiras provocadas pelas evoluções sociais – que dificultam o ensino-aprendizagem –  são uns dos desafios. Para superá-los, o professor necessita de subsídios para fazer a diferença nesse espaço, onde os avanços tecnológicos e as influências da mídia transformam comportamentos e determinam que os velhos paradigmas que permeiam a inter-relação entre a Geração X (professor) e a Geração Alfa (aluno) sejam reavaliados. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo principal analisar a prática docente, fazendo assim uma reflexão acerca da mesma, tendo a consciência de que a educação dada na escola precisa estar preocupada com a formação do cidadão, e que para isso deve ser reformulada constatemente afim de que caminhe junto com a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Ao final, pode-se concluir que o professor é peça fundamental na formação de consciências críticas e participativas, no entanto é necessária a busca por constantes atualizações, visto que a modernidade oferece muitos atrativos que podem, facilmente, se não forem utilizados em benefício da educação, tirar o foco da aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Wilma Almeida da Silva Alencar, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

    Especialização em Docência em Biologia

  • Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

    Doutora em Zootecnia (UNESP)

Publicado

2017-08-01

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(13). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8

Artigos Similares

1-10 de 296

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.