OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA

Autores/as

  • Wilma Almeida da Silva Alencar Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

Palabras clave:

Desafio, Professor, Modernidade, Aprendizagem

Resumen

Na fronteira dos tempos modernos, a Educação dos professores deve ser inspecionada, atualizada para ganhar ritmo e não se distanciar da sucessão de mudanças provocadas pela globalização. Gerenciar conflitos, superar barreiras provocadas pelas evoluções sociais – que dificultam o ensino-aprendizagem –  são uns dos desafios. Para superá-los, o professor necessita de subsídios para fazer a diferença nesse espaço, onde os avanços tecnológicos e as influências da mídia transformam comportamentos e determinam que os velhos paradigmas que permeiam a inter-relação entre a Geração X (professor) e a Geração Alfa (aluno) sejam reavaliados. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo principal analisar a prática docente, fazendo assim uma reflexão acerca da mesma, tendo a consciência de que a educação dada na escola precisa estar preocupada com a formação do cidadão, e que para isso deve ser reformulada constatemente afim de que caminhe junto com a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Ao final, pode-se concluir que o professor é peça fundamental na formação de consciências críticas e participativas, no entanto é necessária a busca por constantes atualizações, visto que a modernidade oferece muitos atrativos que podem, facilmente, se não forem utilizados em benefício da educação, tirar o foco da aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Wilma Almeida da Silva Alencar, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

    Especialização em Docência em Biologia

  • Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

    Doutora em Zootecnia (UNESP)

Publicado

2017-08-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(13). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8

Artículos similares

1-10 de 296

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.